domingo, 14 de março de 2010

Plano Nacional de Leitura - " O Segredo do Rio"



Hoje concluimos a leitura do livro "O Segredo do Rio".









Apresentamos agora alguns exemplos dos trabalhos efectuados após a leitura e exploração das últimas páginas desta história.








Os alunos do 4º ano

quinta-feira, 11 de março de 2010

Plano Nacional de Leitura - " O Segredo do Rio"



No âmbito do Plano Nacional de Leitura, nós explorámos mais algumas páginas da obra "O Segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares.

Após a leitura e análise de mais uma parte desta linda história respondemos a um conjunto de questões.













A turma do 4 º ano

domingo, 7 de março de 2010

Visita de Estudo à Braval


















No dia 2 de Março, as turmas do 3º e do 4º anos realizaram uma visita de estudo à Braval, que faz a separação dos resíduos colocados nos ecopontos localizados nos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Todos os camiões que transportam os resíduos da recolha selectiva são pesados à entrada e levados para a estação de triagem. Aqui os camiões descarregam o lixo, que é colocado num tapete rolante (tapete de triagem). Neste tapete, um conjunto de pessoas faz a separação dos diferentes tipos de papel e de embalagens. Cada pessoa só separa dois tipos de materiais. Posteriormente, estes materiais são enfardados numa máquina própria. Os fardos formados são enviados para as fábricas de reciclagem.
O lixo que não pode ser reciclado é levado para o aterro sanitário, onde é espalhado e compactado. No final do dia, é coberto por uma camada fina de terra para não cheirar mal.
Nesta visita recordámos a política dos 3 R's. A senhora explicou-nos que primeiro devemos Reduzir (fazer menos lixo), depois Reutilizar (usar outra vez) e, por fim, Reciclar (pôr no ecoponto).
Alguns colegas nossos estiveram a separar e a colcar no contentor próprio diferentes tipos de lixo.
Aprendemos o que devemos depositar e não depositar em cada um dos contentores que formam o ecoponto.
Também aprendemos que os equipamentos eléctricos e electrónicos fora de uso devem ser colocados no Ponto Electrão e que os equipamentos de grande porte são recolhidos pelos municípios.
Aprendemos ainda que os pneus usados, depois de reciclados, servem para revestir o chão dos parques infantis. Os resíduos hospitalares perigosos são incinerados.
Também nos explicaram que devemos colocar o óleo alimentar usado no oleão, que será recolhido pela Braval. Este óleo será transformado em biodiesel, um combustível natural, menos poluente e mais barato.
No fim de visitarmos a Braval fomos lanchar ao Castelo da Póvoa de Lanhoso.
Nós gostámos desta visita porque aprendemos coisas novas sobre a reciclagem e divertimo-nos imenso.














Os alunos do 4º ano

Plano Nacional de Leitura - " O Segredo do Rio"




Nós, os alunos do 4º ano, prosseguimos a leitura da obra que estamos a analisar.

Explorámos mais algumas páginas desta história fantástica.

Apresentámos aqui alguns exemplos dos trabalhos efectuados após a leitura e exploração das mesmas.