quinta-feira, 13 de março de 2008

Histórias pequenas de bichos pequenos - Pulga


Após a leitura e exploração de mais uma história (A Pulga) da obra "Histórias pequenas de bichos pequenos", nós realizámos uma ficha de trabalho, na qual tínhamos que responder a duas perguntas de interpretação sobre a história que lemos e preencher um esquema sobre as características externas e modos de vida da pulga.


Para preenchermos este esquema lemos o seguinte texto informativo, através do qual aprendemos aspectos sobre a vida deste bicho pequeno que a maioria de nós desconhecia.


As pulgas são insectos pequenos (1 a 8,5 mm de comprimento), desprovidos de asas e vivem como parasitas externos de mamíferos e aves alimentando-se de sangue.
Estes animais podem transmitir doenças graves como o
tifo e a peste bubónica. Elas afectam normalmente animais de estimação, como o gato, o cão, entre outros.
Elas dependem do hospedeiro, que neste caso são o cão e o gato, para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua
vida nestes e em outros animais contactantes.
Sabias que, quando as pulgas saltam, podem saltar 75 vezes sua própria altura. Usam o salto para pular de um hospedeiro para o outro.

Os alunos da turma do 2º ano

1 comentário:

Maria José e Cristiana disse...

Olá,
Muito bem e parabéns á Professora e aos meninos do 2º ano pelo empenho nas aulas, Continuem a participar, pois assim aprendem melhor.Há que por fotos dos outros meninos também.São sempre os mesmos.
Beijinhos e até já.