
2º - Compreensão e interpretação do texto.

3º - Desenvolver o vocabulário.


6º - Ditado do texto pela professora.
A nossa professora ditava as frases e nós tínhamos de as transformar logo que íamos escrevendo, de acordo com o seu pedido:
- no futuro;
- com antónimos;
- no singular;
- com diminutivos;
- no presente;
- no feminino/masculino.
O texto inicial era:
Eu chamo-me Verão
É bonito o meu nome.
De repente, os dias ficaram maiores e mais cheios de sol.
- Que calor! – disse o lenhador.
E as ceifeiras repetiram ao longe:
- Que calor!
As espigas gordas e amarelas iam ser pão. Nos pomares, as árvores de fruto mostravam com alegria os seus belos frutos coloridos e saborosos.
O pior era a fonte quase seca e os campos com sede.
Os gafanhotos saltavam de pedrinha em pedrinha, muito divertidos.
- Vá meninos, para a praia! – diziam várias mães, ao mesmo tempo.
Maria Alberta Meneres, Folha a Folha
O texto final, depois de modificado, foi:

Será bonito o meu nome.
De repente, as noites ficaram menores e mais vazias de sol.
- Que frio! – disse o lenhador.
E as ceifeiras repetiram ao perto:
- Que frio!
A espiga gorda e amarela ia ser pão. No pomar, a árvore de fruto mostrava com alegria o seu belo fruto colorido e saboroso.
O pior era a fontezinha quase sequinha e os campinhos com sede.
Os gafanhotos saltam de pedrinha em pedrinha, muito divertidos.
- Vá meninas, para a praia! – diziam vários pais, ao mesmo tempo.
Os alunos do 2º ano
2 comentários:
como faço para ter acesso a esse material?
Muito bom exercicio
^^
vlw
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