quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O Ensino da Compreensão de Textos Informativos

Texto
O Rei dos Animais

O leão (Panthera Leo), pertencente à Classe dos Mamíferos e membro da família dos Felídeos é conhecido como o rei dos animais. Tem um aspecto muito forte e a sua juba, à volta da cabeça, dá-lhe mesmo um aspecto majestoso.
Em média pesa cerca de 250 kg e mede 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura.
O seu rugido pode ser ouvido a 9 km de distância, que costuma ser emitido quando sai em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito e ao amanhecer.
Vive nas extensas planícies ou savanas africanas, em pequenos grupos (até 30 indivíduos, sendo que apenas um ou dois são machos adultos). Antes era facilmente encontrado na África, Ásia e Europa.
Os leões são animais carnívoros, que se alimentam de gnus, zebras, búfalos, gazelas, girafas e antílopes.
É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoas revezam nos cuidados com os filhotes. Geralmente, são elas que caçam para todo o grupo, enquanto o leão vigia o território.
Na caçada, a leoa começa por rastejar por entre as ervas altas, observando a sua presa à distância. Se estiver a caçar sozinha, surpreende-a com um salto. Mas, quando está em grupo usa a inteligência, cercam-na e capturam-na.
Depois da caçada, quem come em primeiro lugar é o chefe do grupo. Quando o macho estiver saciado, as leoas e as crias podem alimentar-se.
Os filhotes de leão são muito brincalhões e curiosos, por isso, são também alvo de caça por outros animais. Para os proteger, as leoas estão sempre a mudá-los de um sítio para o outro.
Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.

1ª Actividade: mobilização do conhecimento prévio sobre o tema e posterior verificação das concepções - os alunos responderam a algumas questões sobre as características, habitat e alimentação do leão. Também preencheram um quadro que continha afirmações, onde tinham que responder à coluna "Eu penso que...".


De seguida, fez-se a leitura do texto e a discussão colectiva do mesmo. Durante a leitura foi-lhes explicado o significado de algum vocabulário específico presente no texto (Mamíferos, Felídeos, ...).

Por último, responderam à coluna "a minha resposta estava...".


2ª Actividade: resposta a um questionário com vista à construção de um modelo mental do texto - após a leitura, os alunos responderam a um conjunto de perguntas sobre os pormenores do texto. Para executarem mais facilmente esta actividade, os alunos procuravam as palavras-chave contidas nas perguntas e sublinhavam a informação pretendida.


Realizaram ainda alguns exercícios gramaticais.


























3ª Actividade:síntese da informação tratada - os alunos reduziram a informação do texto a um esquema. Cada grupo recolheu os dados relativos a cada uma das categorias apresentadas ( identificação do animal, classe e família a que pertence, características físicas, habitat e alimentação) e preencheu o esquema.




A Turma do 2º Ano

1 comentário:

Anónimo disse...

ola! Antes de mais tenho de dizer que é com muito gosto que denoto que existem escolas que se dedicam em aderir às novas tecnologias, o que se torna numa mais valia para os pais estarem mais atentos às actividades dos seus filhos.
Achei muito interessante este tema sobre o leão que para além de aprenderem um pouco mais sobre rei dos animais selvagens, desperta ao mesmo tempo uma consciência ambiental nos alunos que deve ser cultivada desde muito cedo. Por isso os meus parabéns!

Celina