terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Natal

O Natal na França


Em França começa a viver-se o Natal logo no início de Dezembro, enfeitando-se as ruas. Mas cada região tem a sua própria forma de o comemorar (os pratos e doces típicos são diferentes de região para região, a forma de enfeitar as mesas também e até mesmo a hora da ceia).
A tradição dita que o Père Noel e o seu ajudante Père Fouettard distribuam os brinquedos de Natal. O ajudante do Pai Natal é especialmente temido pelas crianças, por ser ele a avaliar se o comportamento ao longo do ano merece uma recompensa ou uma punição.


A tradição do tronco de Natal é também uma componente importante das celebrações naquele país, onde o "Bûche de Noel" é confeccionado e apreciado na Noite de Natal.



O RITUAL DO MADEIRO é uma das tradições que mais se pratica em França. Lança-se o fogo a um grande cepo na manhã de 24 de Dezembro. Reunidas à sua volta as pessoas vão cantando canções. A certa altura afastam-se as crianças e põem-se embrulhos de guloseimas nas pontas do tronco. As crianças regressam e os adultos batem no tronco fazendo sair fagulhas brilhantes. As crianças pensam assim que junto com as faíscas o madeiro trouxe também prendas.





O Natal na Suécia


Na Suécia o Natal é diferente da maior parte dos outros países: começa a ser celebrado no dia 13 de Dezembro e as comemorações estendem-se até 13 de Janeiro. Esta longa comemoração teve início no país há cem anos, quando o rei Canute declarou que as festividades de Natal deveriam durar um mês.
Todos os domingos se acende uma vela no tronco de Natal. Todos os dias se descobre mais um presente no calendário. Colocam-se espigas de trigo no jardim, para os passarinhos. Confeccionam-se muitos bolinhos de Natal.
Mesmo antes do Natal, enfeita-se a casa. As flores devem ser de cor vermelha, mas também podem ser cor-de-rosa, brancas ou azul claro. O pinheiro é enfeitado com adereços de palha. Junto da árvore de Natal coloca-se um bode de palha.
Em sueco, os presentes de Natal diz-se joklappar, que significa “pancadas de Natal”. A explicação é que antigamente, quando se ofereciam presentes a alguém, batia-se-lhe à porta com toda a força. Ao abrir-se a porta, atirava-se o presente para dentro e fugia-se para não ser reconhecido.
Na noite de Natal, a filha mais velha de cada família veste-se de branco com uma faixa vermelha à cintura e uma grinalda de folhas verdes a enfeitar o vestido. Na cabeça, sete velas acesas. Nestes trajes serve café e bolo a cada membro da família. As crianças suecas acreditam que os duendes saem das suas "casas" para entregar presentes. Os presentes vêm acompanhados de pequenas quadras, lidas em voz alta.
No dia 13 de Janeiro a família faz uma última roda à volta da árvore de Natal.



O Natal no Quebeque
(Canadá)



Em Novembro, muitos centros comerciais constroem um “Reino do Pai Natal”. É aí que as crianças se encontram com o Pai Natal. Em Montreal, cidade do Quebeque, um importante estabelecimento comercial organiza a grande parada do Pai Natal. Apesar do frio, há sempre milhares de crianças a assistir. O Pai Natal encerra o desfile. Quando a parada termina, levanta voo no seu trenó, perante o olhar maravilhado da criançada.
No Quebeque, o Natal é uma época mágica. A neve cobre tudo com o seu manto branco, as ruas enchem-se de animação e as casas e as lojas apresentam um ar festivo.
Os habitantes do Quebeque enfeitam o exterior das casas com luzinhas, ramos de pinheiro e fitas de cores. Também se colocam pinheiros iluminados nos passeios.
Os Correios do Canadá recebem milhares de cartas para o Pai Natal. O Pai Natal tem sempre leite e bolachas para comer, junto da chaminé.




O Natal nos Estados Unidos



O Natal é uma festa muito popular nos Estados Unidos. Neste país cheio de emigrantes, as tradições são as mais diversas. Toda a família ajuda na ornamentação da casa. Penduram-se grandes meias na chaminé, colocam-se cartões de Boas Festas nas paredes e fazem-se grinaldas.
Enfeita-se a árvore de Natal com bengalinhas de açúcar coloridas.
A caixa do correio enche-se de postais de Boas Festas enviados pelos amigos da família.
O peru, consumido em numerosos países europeus foi descoberto pelos conquistadores espanhóis que chegaram aos Estados Unidos.
As casas são enfeitadas com lâmpadas coloridas, bonecos de neve e grinaldas. No Natal, as crianças cantam pelas ruas (“Christmas Carols”) e há sempre quem lhes dê uma moeda.
Nos Estados Unidos, o Pai Natal chama-se Santa Claus.
O peru nunca falta no Christmas dinner, o jantar de 25 de Dezembro.



O Natal no México


As festas começam a 16 de Dezembro. Em muitas aldeias escolhem-se nove famílias para reconstituírem a viagem da Virgem Maria e de S. José para Belém.
Uma das famílias vai à igreja buscar as imagens de Maria e José e coloca-as numa padiola.
Duas raparigas transportam a padiola até uma casa previamente escolhida, pedindo guarida para os viajantes.
As imagens são então colocadas num altar enfeitado com flores. Ao longo de oito dias, todas as noites, as imagens são levadas para uma casa diferente, onde se festeja a Piñata, uma festa de crianças.
No dia 24 de Dezembro as imagens são colocadas junto do Menino Jesus, num presépio armado em frente da igreja.
A Piñata é um cântaro de barro com forma de um animal ou de um personagem conhecido. De olhos vendados, as crianças vão batendo com um pau, até conseguirem partir o cântaro, cheio de guloseimas e de presentes.
Nas cidades, as decorações de Natal cobrem as fachadas dos edifícios.



O Natal no Brasil

Os brasileiros comemoram o nascimento do Menino Jesus sob um calor tórrido. Tal como em Portugal, o prato mais popular é o peru ou bacalhau e o pudim de leite.
Alguns brasileiros festejam o Natal na praia. Fazem-se piqueniques e comem-se carnes.


Isaac Samuel - 4º ano

Sem comentários: